Poeta, compositor, arte-terapeuta, arte-educador, autodidata e idealizador da Renassência Musical - trabalho artístico e terapêutico. Desde os dez anos de idade, as anteninhas sensíveis de João já captavam letras e melodias bem particulares, as quais hoje compõem seu recheado baú de canções autorais.

Já teve sua música gravada nas vozes de grandes mestres da música brasileira e outros relevantes artistas da cena independente, como: Dércio Marques​, Daniela Lassalvia, João Arruda, Fernando Guimarães, Carol Ladeira e outros.

O João utiliza a música, o canto, o violão como parte de um processo de cura.

Ele canta pra sua alma, é como se sua alma recebesse aquilo como um carinho. Parece que tudo limpa... 

SANDRA ARYA SURYA

Em 1997 fundou o Grupo “Libertadores do Riso”, projeto que levou a arte da música e do clown aos hospitais como a Sta. Casa de Limeira e o Hospital Mário Gatti em Campinas.

É um dos membros fundadores do grupo musical CantaVento, destinado ao público infantil, que existe desde 2002, e fundador do grupo Retrilhos, criado em 2005 e que levou à frente seus trabalhos autorais até 2008.

Álbuns lançados: “O Manifesto Terra das Águas”, contendo dois álbuns o “Terra” e o “Das Águas”. "Encontro Das Águas" com Thomas Aye, Ale Vilhena e Renato Tupy.

Desde de 2010, João tem peregrinado pelo Brasil com apresentações musicais, oficinas e rodas de cura por onde passa. Seus shows têm forte interação com o público, influência das rodas terapêuticas da Renassência Musical e do contato com um dos mestres da música orgânica Stênio Mendes.